Há muitos anos veio para Cambuquira Dr. Charles Berthaud, a fim de analisar as águas minerais. Charles Berthaud, um químico francês famoso, acabara de fazer a captação das fontes de Aix-Les-Bains na Sabóia (França) e com o mesmo espírito de trabalho e dedicação aqui chegou para o estudo de nossas águas.
Enamorou-se de nossa cidade, tão pequena, com poucas casas, mas com muitas árvores, com um clima magnífico e com águas minerais maravilhosas.
Construiu bem no alto, sua casa. Uma casa de dois andares onde havia uma longa escada de madeira e as janelas batiam ao sabor dos ventos.
Analisou nossas águas e aqui viveu durante muitos anos, tendo na parte debaixo de sua casa um laboratório onde entrava noite adentro, fazendo suas pesquisas e uma enorme cisterna.
Naquela época lá pelos idos de 1986 somente havia sua casa lá no alto, aliás um dos lugares mais bonitos e arejados de nossa terra.
O tempo foi passando e, com a morte de Charles Berthaud, sua esposa mudou-se daqui; mas Charles Berthaud continua entre nós, não só por estar enterrado no nosso cemitério, como também presente na nossa memória, representando um grande valor cultural de nossa História.
Sua casa ficou abandonada, portas abertas, janelas rangendo, morcegos esvoaçando por todo o interior dela. As crianças chamavam-na de "CASA MAL ASSOMBRADA" e temiam passar por lá e encontrar com fantasmas.
Um loteamento foi feito e infelizmente sua casa demolida, restando apenas um pôster de sua casa no gabinete do prefeito.
Hoje, tudo está transformado, o local foi apelidado de Bairro Carioca, porque todos os cariocas que vinham fazer sua estação de águas gostavam daquele lugar, por ser alto, pelo ar puro, pelo sossego. E muitas casas foram sendo construídas, todas pelo pessoal do Rio de Janeiro. O nome verdadeiro é Bairro Regina Coeli, aliás é onde se encontram, as casas mais bonitas da cidade e a rua onde ficava a casa do químico francês, tem seu nome: Av. Charles Berthaud.
Nenhum comentário:
Postar um comentário